

O QUE É A AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA?
A avaliação neuropsicológica é a junção das ciências da neurologia e da psicologia para avaliar um paciente. Assim sendo, o exame consiste em investigar como o funcionamento do cérebro influencia as funções cognitivas, emocionais e comportamentais, exemplo:
-
Emoção;
-
Atenção;
-
Memória;
-
Sensopercepção;
-
Raciocínio;
-
Abstração;
-
Cálculo e planejamento;
-
Linguagem;
-
Capacidade Intelectual.


QUANDO ELA É INDICADA?
A avaliação neuropsicológica pode ser necessária quando há algum caso de deficiência cognitiva que prejudica a vida diária da pessoa e interfere negativamente em seus relacionamentos interpessoais.
Dessa forma, alguns sinais podem indicar a necessidade de realizar o exame. Veja os principais:
-
Perda de memória;
-
Déficit das funções executivas, como planejamento e organização;
-
Dificuldade para se concentrar;
-
Déficit de atenção;
-
Déficit de raciocínio;
-
Dificuldades de aprendizagem;
-
Dificuldade com resolução de problemas;
-
Déficit das habilidades perceptivas e motoras.


COMO A CDAS PODE AJUDAR O SEU PEQUENO?
COMO A CDAS PODE AJUDAR O SEU PEQUENO?
Como você pode ver, a avaliação neuropsicológica é um exame bastante aprofundado e com uma ampla capacidade de análise sobre as condições cognitivas de uma pessoa. Por isso, ela é um recurso muito importante na ocorrência de sinais que sugerem a existência de algum transtorno.
Mas lembre-se de que somente profissionais especialistas podem aplicar a avaliação neuropsicológica. Assim, é essencial que o avaliador seja um Psicólogo com formação em Neuropsicologia.
Por isso, é fundamental contar com um profissional capacitado e uma clínica habilitada para fazer a avaliação neuropsicológica!
Além disso, contamos com profissionais especializados para realizar avaliações em crianças menores de 6 anos e avaliações para aposentadoria por invalidez.


