

O QUE É O AUTISMO?
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.


SINAIS DO AUTISMO NA INFÂNCIA:
SINAIS DO AUTISMO NA INFÂNCIA:
SINAIS DO AUTISMO NA INFÂNCIA:
-
Atraso na fala;
-
Repetição de sons ou movimentos, como bater as mãos e dizer mais de uma vez a mesma palavra;
-
Baixo contato visual e poucas expressões faciais;
-
Preferência por brincar sozinho, especialmente jogos estruturados e previsíveis;
-
Angústia com mudanças, seja um novo alimento ou alteração na rotina;
-
Dificuldade em apontar para objetos para demonstrar interesse;
-
Hipersensibilidade ao toque, com dificuldade em ser abraçado e encostado;
-
Interesse intenso e persistente em itens específicos, como parte de um brinquedo;
-
Falta de interesse em outras pessoas e, quando há interesse, esse é inadequado, excessivo e atrapalha o relacionamento;
-
Dificuldade para entender e demonstrar sentimentos;
-
Impressão de ser surdo por não responder aos chamados, nem do próprio nome.


COMO A CDAS PODE AJUDAR O SEU PEQUENO?
COMO A CDAS PODE AJUDAR O SEU PEQUENO?

ABA:
O objetivo da ABA é ampliar o repertório comportamental da criança. Com isso, espera-se que ela melhore a interação com outras pessoas e tenha menos dificuldades na comunicação social. O conjunto de técnicas visa, também, a diminuição de comportamentos disruptivos.

TEACCH:
O método TEACCH utiliza uma avaliação denominada PEP-R (Perfil Psicoeducacional Revisado) para avaliar a criança e determinar seus pontos fortes e de maior interesse, e suas dificuldades, e, a partir desses pontos, montar um programa individualizado.

PECS:

DENVER:
O PECS é um sistema de comunicação que ressalta a relação interpessoal, em que ocorre um ato comunicativo entre o indivíduo com dificuldades de fala e um adulto, por meio de trocas de figuras.
O objetivo da estimulação precoce incluem habilidades aprimoradas de aprendizado e linguagem, comportamento adaptativo e sintomas reduzidos de autismo.

PROMPT:

TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL
O PROMPT é uma abordagem multidimensional indicada para os distúrbios de produção da fala, que abrange não apenas os aspectos físico-sensoriais do controle motor da fala, mas também os aspectos cognitivo-linguísticos e sócio-emocionais.
O Objetivo da Terapia Cognitivo-Comportamental é devolver ao paciente a flexibilidade cognitiva, ou seja, permitir mudanças nas emoções e comportamentos emitidos pelo paciente. Para isso, o terapeuta irá atuar diretamente no sistema de esquemas e crenças do paciente, de forma a reestruturá-lo.

NUTRICIONISTA:
O tratamento nutricional sugerido para os pacientes com TEA baseia-se no controle dos sintomas do trato gastrointestinal (TGI) e na implementação de uma dieta de exclusão (glúten e caseína) associada à suplementação individualizada com micronutrientes que irão auxiliar na melhora dos sinais e sintomas.



